LETICIA COELHO
Letícia é brincante, pesquisadora, educadora, compositora e instrumentista com formação na tradição popular. Ela iniciou sua trajetória na Zona da Mata mineira onde cresceu e perseguiu o desejo de aprender com Mestres e Mestras das Tradições Populares.
Formou se percussionista, rabequeira através do aprendizado oral e seguiu seus estudos e pesquisas sobre formas de "aprender a aprender". Estudou com Mestres da cultura popular como Antonio Boi (Congado Airões MG), Dona Zezé de Yemanjá (Caixeira do Divino, MA), Humberto Maracanã (Boi de Matraca, MA), Assis Calixto (Côco raízes de Arcoverde, PE), Mestre Walter (Maracatu Estrela Brilhante, PE), Mestre Luiz Paixão (Cavalo Marinho Boi Brasileiro, PE), Bangaly Konate, Mariama Camara e Djanko Câmara (Dança, percussão e tradição mandingue, Guiné Conacri).
Possui também trajetória acadêmica em pesquisas sobre organologia, construção de instrumentos musicais em grupos de cultura popular, ensino de música na tradição popular e processos de criação e composição.
É Mestre em Antropologia Social/ Etnomusicologia(UFSC), Licenciatura em música (UDESC), Licenciatura e Bacharelado em ciências biológicas - botânica (UFV).
Em processos criativos, já compôs trilhas para espetáculos de dança e teatro, participou como musicista e dançarina de performances, dirigiu montagens teatrais e realizou processos de pesquisa-criação pela Amazônia (Duo Im Risco). Em 2018 lançou "Brota" seu disco autoral o qual também produziu. Em 2021 lançou "No passo da rabeca" disco-trajetória sobre caminhos do aprendizados, memória e sonoridades da rabeca brasileira, via Lei Aldir Blanc MG.
Atua com formação de educadores musicais e arte educadores desde 2015. Foi professora da Escola Livre de Música (ELM) de Florianópolis formando professores da Educação Básica em Educação Musical, e ministrando aulas de musicalização para turmas de estudantes da faixa etária de 6 a acima de 60 anos. Foi professora formadora de processos educativos para professores da School Of Rock Brazil (SP) modalidade "Little wings". É professora no Curso de Formação de Educadores da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica de São Paulo).
Lançou seu primeiro livro infantil, com acessibilidade a portadores de dislexia, "Quintal da Fifi", que traz um registro da memória de uma guardiã dos saberes dos quintais da Zona da Mata Mineira, pela editora Traços e Capturas (2021).
Leticia acredita na educação não escolar e tenta construir processos de aprendizado baseados na troca, no desejo e que conecte as diversas áreas do saber.